A pintura Bauer, tem como elementos básicos as tulipas, as margaridas e a rosa monn. Com o passar do tempo, as flores tornaram-se híbridas originando outras variações. São 35 tulipas, 86 rosas e incontáveis modelos de margaridas.
Objetiva resgatar a cultura local, por meio da pintura Bauer, originária do século XVII, correspondente às pinturas que os camponeses faziam em seus móveis e residências, na ânsia de restaurá-los com um aspecto mais próximo dos móveis e residências das famílias nobres da época. Chegou ao Brasil, pelos imigrantes alemães, que após o período da Nacionalização, teve sua cultura silenciada, o que de certa forma contribuiu para que essa arte se restringisse a um pequeno grupo.
quinta-feira, 24 de março de 2011
quarta-feira, 23 de março de 2011
Museu do Colono na Baviera
Estas fotos foram feitas pelo Diretor da Casa da Cultura de Domingos Martins Joel Velten, que esteve na Alemanha recentemente e ratificam a história desta arte, recontada pelos nossos tataravós...
Ele relata:
"Observe os modelos dos móveis e compare-os com os da Casa da Cultura. São idênticos, porém sem a pintura. Creio que esta arte aqui se perdeu com o tempo, mas eu tive uma tia que fazia esta pintura muito bem e com certeza aprendeu com a sua mãe que era alemã. Ela tinha vários quadros e um certo dia, apareceu um alemão aqui e comprou tudo.
Todos esses móveis são acervo do Museu do Colono na Baviera. Lindo lá.
Estas fotos foram feitas para você.
Este é o verdadeiro artesanato trazido pelo colono alemão para Doimingos Martins.
Esta pintura também era feita em relógios e outros objetos. Inclusive trouxe um relágio que é da Floresta Negra"
Assinar:
Postagens (Atom)